
Há sete anos, Júlio César da Silva, de 45 anos, vem cumprindo a promessa que fez quando tinha 11 anos de idade – fazer o bem!
Reportagem: Evelyn Lucena
Fotos: Cainan Xavier (voluntário do projeto)
Edição: Michele Raphaelli, Juliana Barbieri
O Projeto “Criança Feliz Família Tom” nasceu com a vontade de Júlio César da Silva, de 45 anos, em fazer o bem ao próximo. As arrecadações ajudam crianças carentes da cidade de Alvorada, nos bairros Vila Aparecida e Umbú. Os voluntários realizam diversos eventos, ao longo do ano, com objetivo de levar carinho e atenção às crianças.
“Os órgãos públicos esqueceram Alvorada, tem muitas vilas, muita comunidade pobre lá, na Vila Umbú, na Santa Bárbara, Aparecida, Stella, é muita pobreza” – conta Júlio.
Um dos maiores eventos organizados pelo projeto é a festa para o dia das crianças que já vem acontecendo há 7 anos. A ideia de realizar a festa surgiu por conta da infância difícil que o Júlio teve . “Fui ter brinquedo quando eu tinha 15 anos” – desabafou.

Júlio César, criador do projeto. | Foto: Cainan Xavier
Uma das lembranças mais marcantes foi quando a mãe o levou em uma festa para crianças carentes que ocorreu na Redenção, onde estavam dando pipoca, algodão doce, etc. “Aquilo ficou gravado em mim, acho que eu tinha 11 anos naquela época. Se um dia eu tivesse a oportunidade de fazer uma festa para crianças carentes eu ia fazer”, ele diz.
Com a esposa Ivone, e seus dois filhos, Júlio conta com amigos, familiares e conhecidos que já atuam no “Projeto Criança Feliz Família Tom”.
“Sempre fiz questão dos meus filhos participarem, pra eles verem como é dura, nua e crua a realidade, para eles terem noção como é bom dar valor às coisas que tem dentro de casa, não reclamar, não falar que a vida é isso e aquilo, quando tem criança que não tem nem um pão pra comer. ”

Logo do Facebook do projeto com a caricatura do Tom
O nome do projeto “Criança Feliz Família Tom”, veio de uma homenagem. Tom era o apelido do menino Welyntton Oliveira – que era voluntário no projeto e que faleceu em 2017, com 22 anos por causa de um infarto. Tom conheceu a família do Júlio quando tinha apenas 2 anos de idade.
“A gente sentiu que fazendo isso, colocando o nome dele no projeto – o Tom estava vivo dentro de nós. Então, nos empenhamos muito mais em fazer o projeto” – conta Ivone.
A festa do dia das crianças do último ano, beneficiou 337 crianças, além das pessoas da comunidade. Foram servidos novecentos cachorros quentes, refrigerantes, 140 quilos de galeto e algodão doce. Brinquedos alegraram o dia das crianças.
“Estende a mão pra ela (criança), tenta ajudar, não tenta julgar. Porque a criança é a que menos tem culpa” – Julio explicando o conceito do projeto.
Os voluntários também cortaram o cabelo e pintaram as unhas dos pequenos. Júlio ressalta que tudo isso é feito sem envolvimento de igrejas ou políticos. “A comunidade comprou a ideia, o ser humano é muito solidário, ainda mais quando a gente fala a palavra criança, todos nós fomos crianças um dia. E dessas 387 crianças, se uma sair com o pensamento que eu tive quando eu tinha 11 anos, já foi feita a tarefa“ – enfatiza Júlio.

Voluntário vestido de homem-aranha na Páscoa | Foto: Cainan Xavier
No começo de abril, os voluntários do “Projeto Criança Feliz Família Tom” arrecadaram chocolates, balas, achocolatados e pirulitos, para fazer kits de Páscoa que foram entregues na comunidade. Para o ano que vem, o projeto quer juntar kit´s escolares e organizar festas de 15 anos coletivas.

Chocolates arrecadados | Foto: Cainan Xavier
Saiba como ajudar o projeto
Qualquer pessoa pode participar do projeto entrando em contato pela página do Facebook. Os voluntários estarão recebendo doações. Caixa de leite (vazia), arroz, cebola, alho, ervilha, milho e frango podem ser doados e vão auxiliar os voluntárias na entrega de marmitas para pessoas de rua em Porto Alegre. A ação será feita na rua Voluntários da Pátria e na avenida Farrapos.
